Nesse época as principais jogadoras da seleção adulta pediram dispensa por causa de desentendimento com então treinador Marco Aurélio Motta. Além de Jaqueline, muitas dessas meninas que estavam na seleção campeã mundial juvenil em 2001, foram defender a seleção adulta e atualmente continuam vestindo a camisa verde amarela. São elas; Sassá, Paula Pequeno, Sheilla, Fabi e Fabiola.
A primeira convocação da Jaqueline para a seleção adulta, ocorreu quando ela tinha 17 anos, foi logo após o Mundial juvenil - campeonato que o Brasil voltou a vencer após 12 anos e teve Jaque como MVP.
Segue um dos trechos da matéria: Aos 17 anos, Jaqueline é convocada para a seleção e, com força e beleza pode ocupar a vaga de Leila
"O corpo escultural - 1,84 de altura e 72 quilos - os longos cabelos presos e o largo sorriso fazem com que ela chame atenção por onde passe. Não fosse a timedez até se arriscaria nas passarelas...Mas a praia de Jaqueline Carvalho é outra. Mas precisamente a quadra de volei. Campeã Mundial com a seleção juvenil, em setembro, e escolhida a melhor atleta da competição, a bela atleta de apenas 17 anos já é considerada uma das grandes promessas do esporte no Brasil. Tanto que foi convocada pelo técnico Marco Aurelio Motta, para treinar com a seleção adulta, que se prepara para a Copa dos Campeões, no mês que vem, no Japão.
A notícia da primeira convocação para treinar com a equipe principal foi recebida com surpresa - e é claro - com orgulho por Jaqueline. A chance, segundo ela, será agarrada com toda as forças, mesmo sabendo que é bem provavél que será cortada antes da Copa dos Campeões, já que apenas 12 jogadoras, do grupo de 15, viajam.
- Não esperava ser convocada, talvez por ser muito nova ainda. Mas agora quero aproveitar essa chance para aprender o máximo possível com essas feras e não sair mais da seleção adulta - disse."